top of page
LOGO-TK-SIMBOLO-TRANSPARENTE.png

Tony começou no kart aos oito anos de idade e logo cedo mostrou que seu interesse por corridas daria frutos. Foi pentacampeão Paulista de Kart e campeão Brasileiro de Kart, mas neste meio tempo, aos 13 anos, perdeu seu pai e maior incentivador no automobilismo. Tony não se deixou abalar e seguiu o conselho de seu mentor ao pé da letra: “Nunca deixe de correr e tome conta da sua mãe e de sua irmã.”

 

Aos 19 anos, já como revelação nacional na F-Ford e F-Chevrolet, Tony se mudou para a Itália para seguir o sonho de correr na F1. Correu de F-Opel, foi campeão Italiano de Alfa-Boxer e também disputou o campeonato Italiano de F-3. Muitas voltas na carreira e muitos recomeços depois, Tony desembarcou nos Estados Unidos no final de 1995 para um teste entre 10 pilotos disputando uma vaga na Indy Lights. Kanaan foi o piloto mais rápido do teste, garantindo duas temporadas na categoria de acesso da Indy.

 

Em1996 foi vice-campeão na Indy Lights e em 97 foi a vez de sagrar-se campeão. Em 98 deu um passo importante em sua carreira e ingressou na F-Indy (CART), onde correu pela Tasman Motorsports, conquistando o título de estreante do ano. Já na equipe Forsythe em 1999 obteve sua primeira vitória na categoria. Tony se transferiu para a Mo Nunn Racing em 2000 antes de ser contratado por Michael Andretti no fim de 2002 para compor sua equipe.

 

2004 foi um ano de ouro onde Tony conquistou o campeonato de Indy e completou todas as voltas possíveis em todas as corridas da temporada, recorde que detém até hoje.

 

No fim de 2010 a Andretti Autosport quebrou seu contrato com Tony após perder seu principal patrocinador e do dia para a noite TK ficou sem emprego para a temporada de 2011.

 

Faltando apenas sete dias para a primeira corrida de 2011, Tony fechou contrato com a mediana equipe KV Racing e logo em sua estreia ficou com um terceiro lugar. Tony correu por três temporadas na KV onde obteve a maior de todas suas vitórias, as 500 Milhas de Indianápolis de 2013. Ganhar Indianápolis era o que faltava em seu currículo. Em 2014 se transferiu para a Chip Ganassi Racing, onde correu por quatro temporadas.

 

Em 2017 Tony assinou contrato para correr na equipe da lenda do automobilismo americano AJ Foyt, e em novembro de 2020 anunciou seu retorno para a Chip Ganassi Racing para correr as etapas ovais em 2021 e 2022 no carro 48, tendo Jimmie Johnson como companheiro.

 

Kanaan é o recordista absoluto de largadas consecutivas na INDYCAR com 318 largadas e é o segundo piloto com maior número de largadas na história da INDYCAR, somando 383 corridas, somente atrás de Mario Andretti.

 

Tony é apaixonado por exercícios físicos e treina duas vezes por dia, sete dias por semana. Na época do kart, ainda pequeno, seu pai o colocou para fazer natação para ajudar o condicionamento físico. Na adolescência Tony estava sempre andando de bicicleta e, com o passar do tempo, começou a fazer corrida de rua. Um dia seu técnico sugeriu que já que ele fazia os três esportes do triatlo, que ele deveria encarar uma prova. Seu primeiro contato com o mundo do triatlo foi em um Meio-Ironman 70.3. Daí pra frente Kanaan se apaixonou pelo esporte e começou a fazer diversas provas como amador. Em 2011 foi convidado pelo Ironman para participar do maior evento mundial da categoria, o Campeonato Mundial de Ironman em Kona, no Havaí. A competição no Havaí aconteceu em um fim de semana livre entre duas etapas de Fórmula Indy, onde Tony completou a prova em 12h52m40s.

CH3_1041.JPG

31 DE DEZEMBRO DE 1974

BRASILEIRO

SALVADOR, BAHIA

bottom of page